O Batuque

O batuque

Atualmente, batuque é o termo mais utilizado pela comunidade do Leão Coroado (e da maioria dos maracatus nação) para se referir ao seu conjunto instrumental, que também é chamado de batucada ou, com menos frequência, de percussão.

A sonoridade do maracatu nação costuma ser composta de vozes (solo e coro) e percussão. O conjunto percussivo é composto de: 1 agogô (também é chamado de gonguê), 1 mineiro (ou ganzá), 1 tarol (ou mais), 1 caixa de guerra (ou mais) e alfaias, que variam entre 15 e 40 tambores, porém alguns grupos usam mais. Há alguns grupos que utilizam os abês (chocalhos, também chamados xequerês) e os atabaques. O total de instrumentos varia de um grupo para o outro, mas os menos numerosos utilizam em média 25 instrumentos e os mais numerosos tocam com 60 ou mais.

batuque

Créditos: Ensaio no terreiro dia da gravação dos toques para a vídeo aulas, fotografo Guga Soares, novembro ano 2015, acervo do Leão Coroado projeto Salvaguarda.

A opção de “manter o batuque tradicional” é uma deliberação de Mestre Afonso, que afirma: “estou seguindo o que Luiz de França fazia”. O batuque do Leão Coroado reúne entre 20 e 25 batuqueiros (componentes), pouco variando para mais ou para menos. O Leão Coroado se apresenta com: 1 voz principal e apito (mestre), 1 agogô, 1 mineiro (ganzá), 1 tarol e 1 caixa de guerra (ou 2 caixas), coro (mulheres e homens participantes do maracatu), e de 12 a 20 alfaias (de acordo com as circunstâncias).

Nas performances do Leão Coroado, ocorre uma leve flexibilização no quantitativo dos instrumentos mais numerosos — alfaias e vozes. Podem ocorrer reduções (ou acréscimos) ocasionadas pela ausência de um ou mais batuqueiros, pelas condições do evento e do local da apresentação, etc. O mestre é a principal liderança do batuque e, em alguns casos, de toda a comunidade do maracatu. No Leão Coroado, mestre Afonso Aguiar Filho exerce tal liderança, de modo que a maior parte das decisões passa por ele, que conhece a batida de todos os instrumentos do Maracatu Leão Coroado e é um dos principais agentes transmissores de conhecimentos para os demais participantes.